domingo, 4 de dezembro de 2011

Bang!

Bang!

Mas a maior parte dos autores prefere Blam!

Porém Bang! é mais universal, é o tiro clássico. Com outro Bang! vira faroeste, sozinho é morte certa.

E sempre existe um corpo, quando não vários.

E em Minas Gerais eles pareciam brotar dos estandes do FIQ.

3 Tiros e 2 Otários

tres-tiros1

A habilidade de Daniel Esteves com diálogos já é bastante conhecida. O trabalho que ele desenvolve na Nanquim Descartável já lhe rendeu vários prêmios e é sucesso de público e crítica.

Aliado a arte sempre competente de Caio Majado (Orixás – do Orum ao Ayê), já era de se esperar algo bom do lançamento que os dois prepararam para o FIQ.

O que não se esperava era o insano ritmo de 3 Tiros e 2 Otários.

A premissa é bastante simples: dois amigos trancados num quarto, um tiro e o corpo de uma garota.

Quem matou? Quem não matou? Numa situação extrema, como confiar em seu amigo? A trepada valeu a pena depois de tanto sangue?

3 Tiros e 2 Otários imprime um ritmo vertiginoso a um diálogo que não deixa por menos. Regado a palavrões, o conteúdo de 3 Tiros justifica o aviso impresso na capa: não recomendável para pessoas sensíveis.

Talvez não seja totalmente verdade.

Pessoas sensíveis podem sim ler 3 Tiros, mas provavelmente verão seu castelo de cartas, onde habitam princesas indefesas e nobres guerreiros, onde o amor tudo pode e tudo redime, desabar com a velocidade de uma bala.

Matinê

1100-1800-thickbox

Matinê, dos gêmeos Marcelo & Magno Costa, já começa bem logo pela capa – um convite para qualquer curioso.

Mas a história…

Matinê alia a arte fantástica dos gêmeos (com direito à participação especialíssima de Marcio Moreno) a um roteiro cinematográfico, no melhor estilo Tarantino.

Um matador de aluguel no covil de um mafioso, um contrato que não pode ser quebrado e um leão de chácara que lê a Bíblia nas horas vagas compõem um cenário perfeito para uma aventura rápida, inteligente e sangrenta.

Mas o principal trunfo de Matinê reside num humor sutil.

Não um humor deliberado, feito de piadas fáceis, mas sim um tipo de humor majoritariamente gráfico, guardado minuciosamente em pequenos detalhes de cenários e acessórios das personagens.

Um humor que caminha durante toda a história com uma desenvoltura sem igual, desde as alucinações de um gaiato que comprava drogas no covil até o inusitado pagamento do contratante do matador de aluguel. Contratante este também inesperado, que se por um lado carece de uma explicação formal sobre os motivos que o fizeram procurar os serviços profissionais do assassino, por outro nos dá motivos de sobra para legitimar a chacina.

Um final perfeito para um gibi irretocável.

 

3 Tiros e 2 Otarios terá lançamento e noite de autógrafos em São Paulo no próximo dia 09/12, na Livraria HQMix ( Pça Roosevelt, 172 – Centro ), a partir das 19:00hs.

Já os gêmeos Marcelo & Magno poderão ser encontrados na Quanta Academia (Rua Dr. José de Queirós Aranha, 246 – Vila Mariana), no dia 16/12, onde lançarão Oeste Vermelho a partir das 18:00hs.

4 comentários:

  1. Dois gibis geniais...

    E não vejo a hora de colocar as mãos em Oeste Vermelho!

    ResponderExcluir
  2. Duas grandes aquisições no FIQ. Melhor, conversei com os autores das duas obras!
    Que venha Oeste Vermelho (dos irmãos Costa) e mais coisas do Daniel Esteves, que é um cara pra lá de versátil!

    ResponderExcluir
  3. Lucas, se Matinê é bom você não faz idéia do que é Oeste Vermelho. Camarada, é sensacional!

    ResponderExcluir
  4. Oeste Vermelho eu já falei pro Lucas aí em cima Serjão. Agora em relação ao Esteves, pra esse ano podemos esperar um baita gibi. Tive a oportunidade de dar uma olhada no projeto que venceu o PROAC. Meu irmão, coisa fina, de dar agua na boca. Roteiro do Esteves e desenhos do parceirão Wanderson (o mesmo de Sonho de Uma Noite de Verão). Quem viver com certeza verá um dos melhores gibis do ano.

    ResponderExcluir